ABEn RJ

195a98_5bfc962c0f8d43ea8fbbc9d6ba2a0a4e_mv2

A Seção Rio de Janeiro da ABEn é parte da Rede Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, possui personalidade jurídica própria, congrega enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente.

É uma entidade de caráter não-governamental e de direito privado, que tem entre suas finalidades promover eventos científicos que visam à educação permanente dos trabalhadores de enfermagem, sobre matérias de assistência, ensino e pesquisa. Desde sua criação tem se dedicado à defesa da educação em enfermagem em todos os níveis e ao exercício do advocacy dos usuários do SUS na condição de representante da enfermagem nas instâncias do controle social, em comissões e comitês formuladores de politicas publicas de saúde e de educação permanente.

A ABEn-RJ foi fundada em 2 de outubro de 1949, no então Distrito Federal – cidade do Rio de Janeiro cuja iniciativa foi da enfermeira Aurora de Afonso Costa, à época , diretora da Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro que, atualmente, denomina-se, em sua homenagem, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói. Em 1975 ocorre a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, que culminou com a fusão das duas seções sediadas nesses estados. Assim, em 1976, as seções da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro, juntas, passaram a constituir a ABEn-seção  Rio de Janeiro[i]. Com 69 anos de existência a ABEn-RJ tem, sistematicamente, atuado em favor do desenvolvimento da prática profissional e da ciência da enfermagem no Estado do Rio de Janeiro, firmando parcerias com Escolas e serviços de saúde.

 

DIRETORIA DA ABEn Seção RJ

Presidente: Sonia  Acioli de Oliveira

Vice-Presidente: Maria Manuela Vila Nova Cardoso

Secretário Geral: Fábio José de Almeida Guilherme

Diretora Financeira – Angela Maria de Oliveira
Diretora do Centro de Educação – Sonia Maria Alves
Diretora do Centro de Práticas Profissionais – Solange Gonçalves Belchior
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem – Ivone Evangelista Cabral

Conselho Fiscal

Membros titulares:

Ana Lucia Jezuino da Costa

Carlos Eduardo de Oliveira Gomes

Luiza Mara Correia

Membros suplentes:

Mercedes de Oliveira Neto

Neide Maria de Oliveira