SPEn Rio

Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Rio de Janeiro

19 a 21 de setembro de 2018 – 8:30 às 18:30 horas

Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O Rio de Janeiro possui quatro universidades públicas, com pós-graduações stricto senso de enfermagem, sendo uma estadual (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e três federais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense). Portanto, possui um celeiro de produção de conhecimento que precisa ser divulgado em periódicos científicos e que alcance visibilidade nacional e internacional.

A ABEn-RJ, como uma entidade da sociedade civil organizada, de caráter científico, cultural que prima pelo desenvolvimento da formação e da prática profissional assume a responsabilidade de promover esse evento cientifico temático, para congregar autores, editores de revistas cientificas da área de enfermagem e saúde, pareceristas de revistas, Enfermeiras, enfermeiros e outros profissionais, atuando na pesquisa, na docência e ou na assistência, estudantes de iniciação cientifica, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. É preciso debater e refletir sobre os rumos da publicação científica em periódicos que contribuam para a expansão e consolidação da ciência de enfermagem. Nesse contexto, o Rio de Janeiro pode mostrar a sua potência e qualidade de sua produção para o conhecimento científico global nos campos da saúde e Enfermagem.

Para tanto, definiu-se como sistemática de desenvolvimento do Seminário, Conferências de abertura e encerramento, mesas redondas e painéis com experts, simpósios, fóruns, minicursos e oficinas que possibilitem trocas e diálogos, além de introduzir novos temas na agenda de debates que podem contribuir para as boas práticas de disseminação de conhecimento gerada pela ciência de enfermagem.

Destacam-se temas como integridade e boas práticas científicas, publicação em sistema preprint, ciência aberta ou open science, compartilhamento de bancos de dados de pesquisa na geração de novos conhecimentos e disseminação,  boas práticas autorais etc.

A experiência dos editores científicos de revistas indexadas em bases nacionais e internacionais, tais como Revista Brasileira de Enfermagem (da ABEn Nacional), Revista de Enfermagem UERJ, OBJN, Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Pesquisa Cuidado Fundamental, entre outras, podem trazer significativo incremento para melhorar a qualidade dos artigos e o seu consequente processo de avaliação por pares. A qualificação permanente de autores, editores, revisores e publicadores, faz parte da missão de uma entidade com fins científicos e profissionais como é o caso da ABEn-RJ.

Comissão Organizadora

 

OBJETIVOS:

  1. a) Promover o encontro e a troca de experiências entre autores, revisores, editores de revistas cientificas e publicadores públicos e privados;
  2. b) Debater e refletir sobre os elementos fundamentais à disseminação de conhecimento eticamente responsável, de interesse para a sociedade e que impliquem em melhoria dos sistemas de cuidados em saúde e de formação de enfermagem;
  3. c) Analisar os caminhos a serem trilhados na publicação cientifica que favoreçam a consolidação de uma ciência de enfermagem reconhecida pela comunidade cientifica e sociedade;
  4. d) Estabelecer diretrizes de boas práticas na publicação científica de enfermagem em tempos de movimento de ciência aberta e integridade científica.

 

Local:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

São Francisco Xavier, 524 – Maracanã